UTAX



UTAX - Ultra Trail Aldeias do Xisto é uma prova de trailrunning com 110 km. Mas há também o Trail Serra da Lousã, Trail do Xisto, uma prova de iniciação do Trail, uma caminhada, e 2 provas de forte cariz social, o AXtrail Kids e o AXtrail da Inclusão. 


É desde há muito a Aldeia do Xisto da Serra da Lousã que tem dado mais visibilidade e carisma ao conjunto. Pela sua dimensão e disposição, mas também pelos muitos pormenores das recuperações das suas casas. E também pela forma como a aldeia nos seduz pela boca. 
A fonte e o tanque emitem a melodia que acompanha a nossa visita. As casas decoram-se com os ramos das videiras. 

A ruela principal acompanha o declive da encosta, num percurso íngreme. Dela derivam quelhas e becos, que criam um ambiente de descoberta que todos gostam de explorar à espera da surpresa de um novo recanto.

A ruela principal acompanha o declive da encosta, num percurso íngreme. Dela derivam quelhas e becos, que criam um ambiente de descoberta que todos gostam de explorar à espera da surpresa de um novo recanto. 
Descobrir esta aldeia representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã e embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies. Aqui reina a Natureza, sensível, que pede respeito. Mas que permite inúmeras possibilidades de lazer e de desportos ativos. Aqui sente-se o pulsar da terra e a sua comunhão com os homens quando se avistam ao longe as aldeias. Parecem ter nascido do solo xistoso, naturalmente, como as árvores. 

O percurso evolui em grande parte nas encostas da Serra da Lousã e faz a ligação do Castelo da Lousã e Santuário de Nossa Senhora da Piedade e das mais emblemáticas Aldeias do Xisto desta serra: o Talasnal, o Casal Novo e o Candal. 

É igualmente uma viagem no tempo, pois ao fazê-lo repetimos os passos que os antigos habitantes destas aldeias serranas davam nos únicos acessos que tinham para descer à vila da Lousã. 

O percurso é enquadrado quase sempre por vegetação e relativamente protegido em todas as estações do ano. 

Ainda deu para o mais pequeno desfrutar da passadeira vermelha, enquanto esperava que outros atletas chegassem.


 Uma prova dura mas com um final reconfortante. 



A organização tinha a disposição insuflável para as crianças e no levantamento do dorsal uma árvore para plantar na floresta.


Uma excelente organização.

0 comentários:

Enviar um comentário