Um domingo no trilho do Infante em Penela com a família.

Penela é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com cerca de 3 300 habitantes. Situa-se cerca de 20 km a sul da capital do distrito. 
É sede de um município com 132,49 km² de área e 5 983 habitantes, subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Miranda do Corvo, a leste por Figueiró dos Vinhos, a sudoeste por Ansião, a oeste por Soure e a noroeste por Condeixa-a-Nova. Localizada na encosta poente de um monte entre as cotas 230 e 290 metros, na estrada romana que ligava Coimbra a Tomar. 


Tendo em atenção estudos feitos aos vestígios existentes, é de crer que na origem do Castelo de Penela estivesse um primitivo castro lusitano posteriormente aproveitado quando da invasão romana da península Ibérica. 

Uma cidade muito bonita pelo seu castelo que anualmente tem o presépio mais bonito e maior do país.


Em redor da cidade de Penela pode visitar Vale do Rabaçal, Monte de Vez, Serra do Espinhal onde estão inseridas as Represas Naturais da Louçainha, São João do Deserto e a Cascata da Pedra da Ferida. 



Nesta aventura existia o ultra trail (42 km), trail (22 km), mini trail (11 km), e a caminhada (11 km). Eu optei por fazer o trail e usufruir da natureza por entre trilhos. Este trail tinha a vantagem de agradar os acompanhantes e filhos dos trailers. Pois o ABC da Diversão encontrava-se no pavilhão da chegada da prova e tomava conta dos filhos de quem participava nas provas, dado várias atividades como insufláveis, jogos, balões de modelar, pinturas faciais e muita diversão à mistura! 

No dia anterior existiu uma Tertúlia com Ester Alves, Susana Rodrigues Torres, Luiz Mota e João Catalão, onde não estive presente. 

No dia da prova a manhã foi de acordar muito cedo, desde do graúdo ao mais pequenito.
Viagem até Penela com 8 graus de temperatura. Recolha do dorsal na chegada das provas seguido de um aquecimento até á partida.





Como a partida era no castelo, foi o primeiro desafio, empurrar o carrinho do Ivan com o passageiro incluído encosta acima.








Os runners dos 42 km já estavam preparados com a Cristina Torres a dar o tiro de partida. Fiz mais um aquecimento com os runners do 22 kms e a ilustre atleta Ester Alves a dar a partida da prova.





O mais pequeno seguiu para a diversão dos insufláveis e do parque da cidade com mãe e eu para a diversão dos trilhos entre a natureza.






Optei por fazer uma prova muito descontraída, seguindo em direção á Serra do Espinhal. onde encontramos a primeira subida e Ester Alves que nos acompanhava a mostrar os seu dotes subindo com destreza.



O primeiro abastecimento no parque Verde da Quinta da Cerca, um excelente abastecimento. Paragem rápida e segue-se por trilhos em direção ao local mais emblemático da prova, a famosa cascata da pedra da ferida.

Local de excelência para um belo passeio familiar. Entramos pelo ponto mais baixo da cascata subido literalmente ao lado desta e subimos até ao topo onde fica um belíssimo miradouro. A dureza da prova da prova aqui notava-se um pouco.












Segue-se entre conversas com outros atletas, até que passamos na aldeia do Carvalhal da Serra onde um casal estrangeiro ajudava os atletas com uma pequena mesa repleta de águas, café, bolos. Um extra da prova e a solidariedade aqui existente. Chegada ao segundo abastecimento, e a excelência aqui outra vez em destaque.

A paragem aqui foi para apreciar, desgostar e conversar e depois correr, nada de pressas. 


Segue-se entre floresta e trilhos em direção ao castelo de Penela, desfrutando toda a essência oferecida pela natureza. Subida ao Castelo e os verdadeiros paparazzi disparavam flashes por todos os lados para registar os atletas.



Descida por entre ruas estreitas e calcetadas até ao Parque da cidade onde encontrei o meu filhote e minha esposa. Paragem pra umas fotos em que a meta a poucos metros esperava por mim. Finalizei a prova e recebi a recordação para levar para casa. 













O abastecimento final estava em baixo, pois estava a ser novamente reabastecido, com pães quentinhos, presunto, queijo, fiambre e frutas. Mais ao lado uma sopa quente fortalecia a alma. 

No geral uma excelente prova e uma excelente organização, onde o apoio estava em todo o lado, este dado pelos bombeiros locais, como por elementos da organização.

Por agora, vamos treinar, pois a próxima será na Serra da Freita.

0 comentários:

Enviar um comentário