Caminhada da Cascata na Serra da Boa Viagem
Iniciámos o percurso junto ao coreto no Largo Padre Costa e Silva. Em direcção à praia de Quiaios encontrámos a sede do Grupo Instrução e Recreio Quiaense. Na bifurcação da estrada em asfalto junto à escola, seguimos pela esquerda, entrando numa rua “sem saída”. Esta rua asfaltada dá lugar a um pequeno trilho de terra batida que inicia a subida pela encosta norte da Serra.

Calcorreando o caminho que deixara de ser apenas em terra batida, apresentando cada vez mais formações rochosas. Escondidos entre arbustos rasteiros, uns rudes socalcos em terra negra convidavam à descida. À nossa frente vislumbrava-se então a misteriosa cascata, mas sem água. Deparámo-nos com um lugar encantado, escondido do mundo por uma intensa vegetação que também o protege e embala. A alcalinidade da ribeira que nasce na encosta da Serra da Boa Viagem deixa como que um rasto “vidrado”, resultante do depósito do calcário no curso da água, quando existe água. Indescritível. Podem observar-se vestígios de raízes que outrora envoltas nesse calcário deixaram agora para a posteridade, depois do seu apodrecimento, apenas os “tubos” onde se encontravam. Fenómenos geológicos deveras interessantes.

Deixo aqui um vídeo marilhoso, dos nossos amigos solagasta.

Retirado de http://solagasta.com/, onde pode apurar os conhecimentos.