Pena… se não existe-se este dia…
Depois de regatear a hora de saída para esta aventura, lá estava o amigo Pferreira a olhar para o relógio.
Partimos em direcção á serra da Lousã, depois de umas horas já estávamos na caminhada de um dos nossos destinos.
Penedos de Góis, era ir aos 1040m de altitude. Em território predominantemente de xisto sobressaem em algumas zonas afloramentos quartzíticos, de rocha mais dura e portanto menos susceptível à erosão. Os Penedos de Góis (, escarpados, são um desses casos, junto à Aldeia do Xisto de Pena, que formam desníveis únicos, com quedas de água e ribeiras impetuosas. É um local deslumbrante com miradouros sobre a paisagem beirã, podendo daí avistar-se a Serra da Estrela, a Serra do Açor e o Trevim (Santo António da Neve). Existem inúmeros trilhos pedestres e possibilidades de escalada.
Só uns malucos por umas caixas para efectuar esta caminhada, mas a vista para a Aldeia da pena era fenomenal, parecia que estamos a sobrevoa-la.
Excelente vista.
Já na Aldeia da pena efectuamos o nosso belo pic-nic. Já estávamos a preparar para mais uma caminhada pela aldeia e para as profundezas do rio quando encontramos o amigo Pena team e a sua família. Tomamos um belo café e fomos á nossa caminhada.
A Aldeia de Pena retira da água cristalina da ribeira todos os proveitos. Ali ao lado, os Penedos de Góis são uma proposta de aventura para os mais ousados. É com os olhos postos no alto que se agradece a existência destas aldeias-memória e a sua recente e progressiva transformação em aldeias-futuro, a chamar para cada uma delas uma nova alma que as belíssimas pedras de xisto, por si só, não podem conter. Mas nós caminhávamos para o rio num terreno duro de ultrapassar e no final do trilho o encontro de um local paradisíaco. Aqui tomei um banho nas águas bem geladas para retirar uma bela pedra e deixar o testemunho da nossa presença. Depois foi ultrapassar as cãibras das penas com massagens e a enorme subida de volta á aldeia.
Mas ainda caminhamos até aos penedos redondos e aos penedos altos onde avistamos umas vistas de magníficas. No final na aldeia da pena, andava o amigo Pena Team a zelar pela manutenção, e lá fomos colocar a conversa em dia. Fica aqui um agradecimento a todos que contribuíram para esta aventura (owners) e ao PenaTeam pela forma cordial e amiga como nos receberam. Foi um dias cheio de aventuras, se não fosse o geocaching nunca teria conhecidos estes recantos.
Sem duvida um dia que nunca esquecerei...